Lupe
Suche

Edmond de Goncourt & Jules de Goncourt 
Diário 
Memórias da vida literária

Support
Adobe DRM
Cover von Edmond de Goncourt & Jules de Goncourt: Diário (ePUB)
Cobrindo o período que vai de 1860 a 1896, os famosos registros dos irmãos Goncourt fornecem uma inestimável crônica dos bastidores dos círculos literários parisienses em uma das épocas mais férteis da história da literatura.
Foi na qualidade de observadores e participantes do mundo das letras que se originou a obra-prima dos irmãos Edmond e Jules de Goncourt, Diário – Memórias da vida literária. Esta edição traz uma seleção dos melhores trechos da obra, com tradução, organização, notas e introdução de Jorge Bastos. O Diário, assim como toda a obra dos irmãos, foi escrito em conjunto até a morte de Jules, vitimado pela sífilis. ‚É a nossa confissão de cada noite‘, afirma Edmond no prefácio. Por tristeza e solidão, Edmond chegou a pensar em interrompê-lo, mas retomou a escrita por considerar que ambos formavam ‚um único eu‘, de personalidades diferentes, mas com a mesma visão do mundo.
‚Nosso esforço foi o de tentar levar nossos contemporâneos à posteridade‘, informa Edmond. Um esforço muito bem-sucedido, como o passar do tempo mostrou. Ao Diário comparecem, em retratos muitas vezes íntimos, os representantes de uma das épocas mais férteis da história da literatura: Gustave Flaubert, Victor Hugo, Théophile Gautier, Alexandre Dumas pai e filho, Charles Baudelaire, Émile Zola, Guy de Maupassant, Alphonse Daudet e Stéphane Mallarmé, além do russo Ivan Turguêniev, para citar alguns dos mais conhecidos. Estão presentes ainda figuras de outras áreas, como o pintor Edgar Degas e o neurologista Jean-Martin Charcot, mestre de Sigmund Freud. Eles surgem à vontade e com a língua solta em jantares no restaurante Magny e encontros na casa da princesa Mathilde, prima do imperador Napoleão III, alternadamente presidente e imperador da França.
Como testemunhas privilegiadas, os irmãos Goncourt fornecem uma inestimável crônica das discussões estéticas e literárias, da vida mundana de Paris, dos hábitos e princípios da intelectualidade da época, dos prostíbulos e bordéis, da chocante misoginia e da visão da elite sobre os acontecimentos políticos de uma época de revoluções e descobertas – o fonógrafo, a fotografia instantânea e a máquina de escrever provocam espanto e encantamento nos autores.
Nove volumes dos diários foram publicados em vida por Edmond, que pretendeu divulgar apenas as ‚verdades agradáveis‘. Mesmo assim, amigos dos Goncourt protestaram contra menções a seus nomes que julgaram ofensivas. A fofoca e a maledicência encontram terreno fértil nas anotações do Diário, como ficou mais do que evidente quando elas vieram a público na íntegra.
€12.99
Zahlungsmethoden

Über den Autor

Os irmãos Goncourt nasceram – Edmond em Nancy e Jules em Paris – numa família aristocrata. Dedicaram-se às letras como a um sacerdócio. Não se casaram nem tiveram filhos e moravam na mesma casa, onde, eventualmente, compartilhavam a mesma amante. Combinaram a paixão pela literatura – sempre ameaçada de censura por seu conteúdo considerado escandaloso – com um profundo interesse pela arte, sobretudo as gravuras japonesas, das quais eram colecionadores. Entre suas muitas obras de ficção, algumas ainda suscitam algum interesse, como os romances Germinie Lacerteux, escrito por ambos, e La fille Élise, por Edmond. A fortuna da família foi destinada à criação da Academia Goncourt, com o objetivo de estimular a atividade literária, em contraposição à tradicional Academia Francesa. A Academia Goncourt concede anualmente, desde 1903, o prêmio que leva seu nome. A avenida Goncourt foi assim nomeada enquanto Edmond estava vivo.
Sprache Portugiesisch ● Format EPUB ● Seiten 432 ● ISBN 9786586398328 ● Dateigröße 2.4 MB ● Übersetzer Jorge Bastos ● Verlag Carambaia ● Ort São Paulo ● Land BR ● Erscheinungsjahr 2021 ● Ausgabe 1 ● herunterladbar 24 Monate ● Währung EUR ● ID 8967425 ● Kopierschutz Adobe DRM
erfordert DRM-fähige Lesetechnologie

Ebooks vom selben Autor / Herausgeber

701.765 Ebooks in dieser Kategorie