Lente d'ingrandimento
Search Loader

Dante Alighieri 
Purgatório 

Supporto
Adobe DRM
Copertina di Dante Alighieri: Purgatório (ePUB)
A mineira Henriqueta Lisboa (1901-1984) foi poeta, tradutora, ensaísta e crítica literária. Neste pequeno volume, estão reunidas suas traduções de Dante, especialmente cantos do Purgatório que a poeta apresentou, pela primeira vez, em 1965, em conferência no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, São Paulo. Segundo a autora, o Purgatório ‘é o clímax da Divina comédia, toda ela maravilhosa. É a hora da consciência a refletir-se em translucidez. É a hora da responsabilidade que dignifica, da justiça que se cumpre, do claro reconhecimento da destinação humana. É o equilíbrio, a recorrência da história do homem na Terra, entre o bem e o mal’.
€5.49
Modalità di pagamento

Circa l’autore

Dante Alighieri (Florença, 1265 – Ravena, 1321) nasceu em família de pequena nobreza italiana. Sua primeira obra de repercussão foi Vita Nuova, dedicada à sua paixão de infância, Beatriz, mais tarde personagem da Comédia. Teve uma vida pública bastante intensa que resultou no exílio, período em que escreveu De Vulgari Eloquentia, em latim, em que defende a utilização da nascente língua italiana, e Convivio, em volgare italiano, um compêndio do conhecimento da época. Presume-se que tenha dado início à redação da Comédia a partir de 1306-1307. Mais tarde (1313-14), escreveu outro tratado em latim: Monarchia, no qual defendia a total separação entre Igreja e Estado. A Comédia consumiu cerca de 14 anos da sua vida, até sua morte.

Henriqueta Lisboa (1901-1985), poeta mineira considerada pela crítica um dos grandes nomes da lírica modernista, dedicou-se à poesia, ensaios e traduções. Nasceu em Lambari, Minas Gerais, em 15 de julho de 1901, filha do farmacêutico e deputado federal João de Almeida Lisboa e de Maria Rita Vilhena Lisboa. Formou-se normalista pelo Colégio Sion de Campanha, MG, e, em 1924, mudou-se para o Rio de Janeiro. Dedicou-se à poesia desde muito jovem. Com Enternecimento, publicado em 1929, de forte caráter simbolista, recebeu o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Aderiu ao Modernisno por volta de 1945, fortemente influenciada pela amizade com Mário de Andrade, com quem trocou rica correspondência entre os anos de 1940 e 1945. Sua produção inclui, além da poesia, inúmeras traduções, ensaios e antologias. Foi a primeira mulher eleita para a Academia Mineira de Letras em 1963. Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Foi professora de Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica (Puc Minas) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Poeta sensível, dedicou sua vida à poesia. Considerada um dos grandes nomes da lírica modernista pela crítica especializada, Henriqueta manteve-se sempre atuante no diálogo com os escritores e intelectuais de sua geração e angariou muitos leitores ilustres durante sua vida, dentre eles Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Gabriela Mistral.
Lingua Portoghese ● Formato EPUB ● Pagine 224 ● ISBN 9786586028706 ● Dimensione 0.9 MB ● Traduttore Henriqueta Lisboa ● Casa editrice Editora Peirópolis ● Città São Paulo ● Paese BR ● Pubblicato 2022 ● Edizione 1 ● Scaricabile 24 mesi ● Moneta EUR ● ID 9021691 ● Protezione dalla copia Adobe DRM
Richiede un lettore di ebook compatibile con DRM

Altri ebook dello stesso autore / Editore

700.748 Ebook in questa categoria