Lente d'ingrandimento
Search Loader

Heinrich Böll 
A honra perdida de Katharina Blum 
De como surge a violência e para onde ela pode levar

Supporto
Romance do escritor alemão, Nobel de Literatura, baseia-se em trama policial envolvendo jornais sensacionalistas e ganha atualidade com o fenômeno das fake news.
Nesta breve e contundente novela, narrada no ritmo de uma investigação policial, o escritor alemão prêmio Nobel de Literatura (1972) Heinrich Böll (1917-1985) conta a história de uma bela jovem, que leva uma vida modesta e pacata, até que casualmente, em uma véspera de Carnaval, conhece um homem e passa a noite com ele. No dia seguinte, descobre que ele é foragido da polícia e toda a sua vida é posta em xeque pela atuação nefasta da imprensa marrom, que a joga no centro do interesse de um influente jornal sensacionalista.   
É esse o mote a partir do qual Böll, conhecido pela percepção crítica e impiedosa de sua época, trata dos mecanismos de difamação e violência psicológica a que estão submetidos cidadãos comuns, mesmo em democracias estabelecidas como a Alemanha Ocidental dos anos 1970.   
Escrito em 1974, o relato nunca perdeu o fôlego. Pelo contrário, ganhou    uma nova dimensão com o atual domínio dos meios de comunicação digitais, em particular o fenômeno das notícias fraudulentas, as chamadas  fake news . 
€7.99
Modalità di pagamento

Circa l’autore

Heinrich Böll (1917-1985), Nobel de Literatura de 1972 é tido, ao lado de Günter Grass (Nobel de 1999), como os grandes nomes da literatura alemã do pós-guerra. Ambos publicaram seus primeiros livros entre o fim dos anos 1940 e inicio dos 1950, em reação à produção literária da época, marcada por certa condescendência com o passado nazista. As obras da nova leva de escritores abrangiam desde a sobrevivência das ruínas do pós-guerra (qualificadas pejorativamente de ‘literatura dos escombros’) até o acompanhamento do gradual ‘milagre’ econômico do período de reconstrução do país, com todas as mudanças de valores e crises morais do período. Böll, em particular, adotou uma abordagem e um estilo realistas, ainda que embebidos de ironia. Ao lado de Grass e de nomes respeitados como Martin Walser e Hans Magnus Enzensberger, Böll integrou o Grupo 47, uma associação de escritores que decidiram lutar por uma sociedade pacífica, democrática, socialmente justa e guardiã da liberdade de expressão.
Böll sentiu na pele as duras transformações da Alemanha no século XX. Nascido em Colônia, foi convocado para o Exército em 1938. Lutou na frente russa, entre outras. Foi ferido, desertou e tornou-se prisioneiro de guerra, experiência que resumiu como ‘o destino amedrontador de ser um soldado e ter que desejar a derrota na guerra’. De volta a Colônia, começou a publicar regularmente em 1947. Destacaram-se Pontos de vista de um palhaço (1953), grande sucesso de público; Bilhar às nove e meia (1959) e Retrato de grupo com uma dama (1971), um panorama da Alemanha da Segunda Guerra Mundial até os anos 1970, citado como o livro que coroou sua carreira no texto que justificou seu prêmio Nobel. Eterno militante, Böll acolheu o escritor russo Aleksandr Soljenítsyn quando este foi deportado da União Soviética, e foi presidente do Pen Club, comunidade internacional de escritores. A Fundação Heinrich Böll, que atua em mais de 100 países, incluindo o Brasil, pretende defender os direitos humanos e as causas ambientais.
Lingua Portoghese ● Formato EPUB ● Pagine 136 ● ISBN 9786586398564 ● Dimensione 0.9 MB ● Traduttore Sibele Paulino ● Casa editrice Carambaia ● Città São Paulo ● Paese BR ● Pubblicato 2022 ● Edizione 1 ● Scaricabile 24 mesi ● Moneta EUR ● ID 8971189 ● Protezione dalla copia Adobe DRM
Richiede un lettore di ebook compatibile con DRM

Altri ebook dello stesso autore / Editore

106.568 Ebook in questa categoria