Lente d'ingrandimento
Search Loader

Walter Benjamin 
Rua de mão única – Infância berlinense: 1900 

Supporto
Adobe DRM
Copertina di Walter Benjamin: Rua de mão única - Infância berlinense: 1900 (ePUB)
Um livro-rua, um livro-cidade



Rua de mão única é uma coletânea de aforismos e fragmentos em que Benjamin parte de temas pouco convencionais num livro de filosofia, como sonhos pessoais, cartazes, monumentos, praças, galerias, etc. Seu objetivo é bastante singular: criar uma filosofia a partir de observações sobre as ruas da cidade e sobre os caminhos da lembrança e do pensamento. Um ‘bazar filosófico’, como ponderou certa vez o filósofo e amigo Ernst Bloch.



Infância berlinense: 1900 é o questionamento benjaminiano de suas próprias ‘lembranças encobridoras’ (Freud). Benjamin transforma suas memórias de infância em objeto de análise histórico-social, procurando enfatizar duas coisas que não são típicas em livros de memórias: o quadro político da memória (em que ‘eu’ são ‘muitos’) e a construção das lembranças a posteriori (é o ato de lembrar que dá sentido ao passado, e não o contrário).



Os dois textos representam um giro fundamental na obra do autor. Sem abandonar nenhum dos seus temas anteriores (mito, linguagem, alegoria), Benjamin passa a encará-los pela perspectiva das grandes cidades modernas, dando início ao ambicioso projeto de elaborar uma filosofia da história centrada na crítica dos fetiches e mitos específicos da cultura capitalista (‘progresso’, ‘novidade’, ‘mercadoria’, etc.).



Romero Freitas
€7.99
Modalità di pagamento

Circa l’autore

Walter Benjamin

É um dos mais importantes pensadores do século XX. Filósofo, ensaísta, crítico literário e tradutor, abandonou sua carreira acadêmica após a rejeição de sua tese de livre-docência, intitulada Origem do drama trágico alemão, pela Universidade de Frankfurt, que a considerou pouco convencional. Escreveu peças para rádio, além de artigos para diversos jornais e revistas, entre elas a Zeitschrift für Sozialforschung, revista do Instituto de Pesquisa Social (mais tarde conhecido como ‘Escola de Frankfurt’). Alemão, filho de judeus, deixou seu país em 1933 rumo a Paris, onde ficou até a invasão nazista. Em 1940, fugiu ilegalmente para Portbou, Espanha, onde suicidou-se para não ser capturado pela Gestapo. Benjamin deixou vasta e brilhante obra literária, além de ter contribuído enormemente para a teoria estética, para a filosofia, para o pensamento político e para a história.
Lingua Portoghese ● Formato EPUB ● Pagine 160 ● ISBN 9788582171837 ● Dimensione 1.7 MB ● Traduttore João Barrento ● Casa editrice Autêntica Editora ● Città Belo Horizonte ● Paese BR ● Pubblicato 2013 ● Edizione 1 ● Scaricabile 24 mesi ● Moneta EUR ● ID 9018922 ● Protezione dalla copia Adobe DRM
Richiede un lettore di ebook compatibile con DRM

Altri ebook dello stesso autore / Editore

38.434 Ebook in questa categoria