Збільшувальне скло
Пошук навантажувача

Gregório Matos e de Guerra & João Adolfo Hansen 
Gregório de Matos – Volume 1 
Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha

Підтримка
Esta edição publica o conjunto de poemas coletados no Códice Asensio-Cunha que circularam em Salvador nas últimas décadas do século XVII e na primeira metade do século XVIII sob o nome ‘Gregório de Matos e Guerra’, então a mais importante autoridade poética local. Nesse tempo, os poemas eram continuamente refeitos pelo agenciamento de audição, memorização e remanejamentos pela voz e pela escrita, sendo as versões do Códice Asensio-Cunha apenas uma das muitas possibilidades textuais implícitas na ‘tradição’, o conjunto de todos os manuscritos com o nome Gregório de Matos e Guerra. As variações textuais incidem sobre uma única palavra – caso do primeiro verso do soneto ‘Um calção de pindoba a meia porra’ e da variante ‘Um calção de pindoba a meia zorra’- ou sobre dezenas de versos, alterando-se radicalmente a configuração do texto. O que importa nesta edição é não contaminar ‘lições’ de um manuscrito com ‘lições’ de outro, com a finalidade de produzir um texto compósito não existente em nenhum manuscrito da ‘tradição’.
€12.99
методи оплати

Про автора

Gregório de Matos e Guerra

Salvador, Bahia, 1633 (1636). Branco, filho de senhor de engenho. Direito Canônico (Universidade de Coimbra, 1652). Graduação (1661). Casamento (1661). Juiz de Fora (Alcácer do Sal, 1663); Juiz do Cível (Lisboa, 1671); Procurador da Bahia nas Cortes de Lisboa (1668-1674).Viúvo (1678). Nomeado Desembargador da Relação Eclesiástica da Bahia (1679). Retorno à Bahia (1682). Demitiu-se (1683). Casou-se com D. Maria dos Povos. Degredado para Angola pelo governador João de Lencastre (1694). Retorno para o Estado do Brasil (Recife, 1695). Morte (1696). Diz-se que impiamente, comparando o sangue de Cristo crucificado com a vermelhidão dos olhos de um menino com sarampo. Conta-se que cristãmente, entregando-se a Deus. Enterrado na capela do Hospício de Nossa Senhora da Penha, demolida em 1870.



João Adolfo Hansen

Professor titular de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Autor de estudos sobre as letras luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII e literaturas modernas.



Marcello Moreira

Professor titular de literatura brasileira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB. Especialista em letras luso-brasileiras.
Мова Португальська ● Формат EPUB ● Сторінки 544 ● ISBN 9788582173084 ● Розмір файлу 1.1 MB ● Видавець Autêntica Editora ● Місто Belo Horizonte ● Країна BR ● Опубліковано 2014 ● Видання 1 ● Завантажувані 24 місяців ● Валюта EUR ● Посвідчення особи 9018943 ● Захист від копіювання Adobe DRM
Потрібен читач електронних книг, що підтримує DRM

Більше електронних книг того самого автора / Редактор

699 380 Електронні книги в цій категорі